Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional administrativa da Câmara Municipal de Mineiros (CMM) é definida pela Lei Ordinária Nº 2205/2025, que estabelece órgãos de natureza parlamentar e instâncias administrativas.

Geral

ESTRUTURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MINEIROS-GO

A Câmara Municipal de Mineiros (CMM) é composta por órgãos de natureza parlamentar e administrativa


CAPÍTULO II - DA ESTRUTURA DE NATUREZA PARLAMENTAR

Integram a estrutura parlamentar da Câmara Municipal de Mineiros:

I - Plenário

Órgão deliberativo e soberano da Câmara, composto pela reunião dos Vereadores em exercício.


II - Presidência

Órgão de representação legal da CMM, exercido pelo Vereador Presidente. É responsável, junto à Mesa Diretora, pela coordenação das funções legislativas e administrativas.


III - Mesa Diretora

Composta pelo Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário e Segundo Secretário. Compete à Mesa Diretora dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos.

  • Escola do Legislativo Mineirense: Subordinada diretamente à Mesa Diretora, com autonomia organizativa, pedagógica e didática. Criada pela Resolução nº 05/2021, possui finalidade técnica, educativa e institucional.


IV - Procuradoria Especial da Mulher

Criada pela Resolução nº 004/2023, é um departamento legislativo com competência política para discutir e promover políticas públicas para mulheres, proteger seus direitos e incentivar ações de conscientização e prevenção à violência doméstica.


V - Gabinete Especial da Presidência

Departamento legislativo responsável por supervisionar, coordenar e acompanhar as atividades da Presidência.

  • Chefe de Gabinete da Presidência (cargo em comissão): responsável pela gestão do gabinete.

  • Subordinados: 03 (três) Assessores da Presidência (cargos em comissão).


VI - Gabinetes de Vereadores

Departamentos de responsabilidade dos Vereadores, com autonomia política e organizacional, respeitando o orçamento e os limites de gastos com pessoal.

  • Subordinados:

    • 01 (um) Chefe de Gabinete do Vereador (cargo em comissão).

    • 03 (três) Assessores Parlamentares (cargos em comissão).


VII - Ouvidoria da Câmara Municipal

Criada pela Resolução nº 06/2021, atua como canal de interlocução entre o Poder Legislativo e a sociedade, recebendo manifestações diversas.

  • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): integra a estrutura da Ouvidoria Parlamentar.


CAPÍTULO III - DA ESTRUTURA DE NATUREZA ADMINISTRATIVA

Integram a estrutura administrativa da Câmara Municipal de Mineiros:


I - Diretoria Geral

Departamento que planeja e coordena atividades relacionadas a pessoal, orçamento, finanças, transporte, serviços gerais, obras, manutenção, material, patrimônio, informática, segurança e higiene.

  • Diretor Geral (cargo em comissão): responsável pela gestão da Diretoria.

Departamentos Subordinados:

  • Procuradoria Jurídica (art. 16)

  • Controladoria Interna (art. 17)

  • Licitação (art. 18)

  • Diretoria Legislativa (art. 19)

  • Diretoria Administrativa (art. 20)

  • Diretoria de Aquisição e Contratos (art. 21)

  • Diretoria de Finanças e Contabilidade (art. 22)

  • Diretoria de Comunicação (art. 23)

  • Diretoria de Gestão de Pessoas (art. 24)


II - Procuradoria Jurídica

Executa atividades jurídicas e representa o Poder Legislativo.

  • Procurador Geral (cargo em comissão).

  • Subordinados: 02 (dois) Procuradores Legislativos (cargos efetivos).


III - Controladoria Interna

Supervisiona, coordena e acompanha as atividades dos órgãos da CMM, visando mitigar erros e ilegalidades.

  • Chefe do Controle Interno (cargo em comissão).


IV - Licitação

Responsável pelos processos licitatórios da CMM.

  • Agente de Contratação/Pregoeiro (cargos efetivos).


SEÇÃO V - DA DIRETORIA LEGISLATIVA

Auxilia os Vereadores, a Mesa Diretora e a Presidência em suas atividades parlamentares.

  • Diretor da Diretoria Legislativa (cargo em comissão).

Subordinados:

  • Departamento de Assuntos Legislativos

    • Chefe de Departamento de Assuntos Legislativos (cargo em comissão).

  • Secretaria Geral

    • 02 (dois) Secretários Gerais (cargos efetivos).

    • 01 (um) Assistente Legislativo (cargo efetivo).


SEÇÃO VI - DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA

Coordena e supervisiona os departamentos de Frota, Arquivo e Biblioteca, Serviços Gerais, Recepção e Manutenção, TI e Vigilância.

  • Diretor da Diretoria Administrativa (cargo em comissão).

Departamentos Subordinados:

  • Frota: 03 (três) Motoristas (cargos efetivos).

  • Arquivo e Biblioteca:

    • 01 (um) Chefe de Departamento de Arquivo (cargo em comissão).

    • 01 (um) Auxiliar de Biblioteca (cargo efetivo).

  • Serviços Gerais:

    • 04 (quatro) Auxiliares de Serviços Gerais (cargos efetivos).

  • Recepção e Manutenção:

    • 02 (dois) Recepcionistas (cargos efetivos).

    • 02 (dois) Telefonistas (cargos efetivos).

    • 01 (um) Auxiliar de Manutenção e Jardinagem (cargo efetivo).

  • TI e Vigilância:

    • 01 (um) Tecnólogo em Redes (cargo efetivo).

    • 01 (um) Assistente de TI (cargo efetivo).

    • 03 (três) Vigilantes (cargos efetivos).


SEÇÃO VII - DA DIRETORIA DE AQUISIÇÃO E CONTRATOS

Planeja, coordena e supervisiona os processos de aquisição de bens e serviços, bem como a gestão de contratos.

  • Diretor da Diretoria de Aquisição e Contratos (cargo em comissão).

Departamentos Subordinados:

  • Compras e Serviços:

    • 01 (um) Chefe de Departamento de Compras e Serviços (cargo em comissão).

    • 01 (um) Auxiliar do Departamento de Compras e Serviços (cargo efetivo).

  • Patrimônio e Almoxarifado:

    • 01 (um) Chefe de Departamento de Patrimônio e Almoxarifado (cargo em comissão).

    • 01 (um) Agente Administrativo Gestor de Patrimônio e Almoxarifado (cargo efetivo).


SEÇÃO VIII - DA DIRETORIA DE FINANÇAS E CONTABILIDADE

Planeja, coordena e supervisiona a gestão financeira, orçamentária e contábil.

  • Diretor da Diretoria de Finanças e Contabilidade (cargo em comissão).

Departamento Subordinado:

  • Contabilidade:

    • 01 (um) Chefe do Departamento de Contabilidade (cargo em comissão).

    • 02 (dois) Auxiliares de Contabilidade (cargos efetivos).


SEÇÃO IX - DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Planeja, coordena e supervisiona as atividades de comunicação institucional.

  • Diretor da Diretoria de Comunicação (cargo em comissão).

Departamentos Subordinados:

  • Imprensa:

    • 01 (um) Chefe de Departamento de Imprensa (cargo em comissão).

    • 01 (um) Jornalista (cargo efetivo).

    • 01 (um) Técnico em Áudio e Vídeo (cargo efetivo).

    • 01 (um) Técnico em Artes Gráficas – Designer Gráfico (cargo efetivo).

  • Acessibilidade:

    • 02 (dois) Intérpretes e Tradutores de Libras (cargos efetivos).


SEÇÃO X - DA DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Planeja, coordena e supervisiona as políticas e processos de gestão de recursos humanos.

  • Diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas (cargo em comissão).

Departamento Subordinado:

  • Gestão de Pessoas:

    • 01 (um) Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (cargo em comissão).

    • 02 (dois) Auxiliares Administrativos (cargos efetivos).

Estrutura Parlamentar
  1. Plenário

  2. Presidência

  3. Mesa Diretora

    • Escola do Legislativo Mineirense

  4. Procuradoria Especial da Mulher

  5. Gabinete Especial da Presidência

    • Chefe de Gabinete

    • 3 Assessores da Presidência

  6. Gabinetes de Vereadores

    • Chefe de Gabinete

    • 3 Assessores Parlamentares

  7. Ouvidoria da Câmara Municipal

    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

Estrutura Administrativa
  1. Diretoria Geral

    • Diretoria do Legislativo

    • Diretoria do Administrativo

    • Diretoria de Aquisição e Contratos

    • Diretoria de Finanças e Contabilidade

    • Diretoria de Comunicação

    • Diretoria de Gestão de Pessoas

  2. Procuradoria Jurídica

  3. Controladoria Interna

  4. Licitação

Diretoria do Legislativo

  • Departamento de Assuntos Legislativos

  • Secretaria Geral

Diretoria do Administrativo

  • Departamento de Frota

  • Departamento de Arquivo e Biblioteca

  • Departamento de Serviços Gerais

  • Departamento de Recepção e Manutenção

  • Departamento de TI e Vigilância

Diretoria de Aquisição e Contratos

  • Departamento de Compras e Serviços

  • Departamento de Patrimônio e Almoxarifado

Diretoria de Finanças e Contabilidade

  • Departamento Contábil

Diretoria de Comunicação

  • Departamento de Imprensa

  • Departamento de Acessibilidade

Diretoria de Gestão de Pessoas

  • Departamento de Gestão de Pessoas

Contatos

Estrutura Parlamentar

Presidência:

Vereadores:


Estrutura Administrativa

Diretoria Geral:

Diretoria Legislativa:

Secretaria Geral:

Comunicação e Mídia:

Setor de Compras e Licitações:

Financeiro:

Controle Interno:

Procuradoria:

Ouvidoria:

Tecnologia da Informação:

Biblioteca:

Telefonia:

Gestão de Pessoas:

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão:

Administrativo: