Câmara realiza audiência pública da CPI da Enel

Problemas de falta de energia têm sido comuns na região sudoeste e comissão registra reclamações da população em relação à qualidade dos serviços prestados pela distribuidora italiana. A sessão foi comandada pelo deputado estadual Cairo Salim.

Nesta segunda-feira (02/12), foi realizada, na Câmara de Mineiros, uma audiência pública da CPI da Enel, comandada pelo seu relator, o deputado estadual Cairo Salim. O encontro lotou o auditório da Casa de Leis, com a presença de cidadãos e autoridades locais que se reuniram para denunciar a má qualidade dos serviços energéticos prestados pela distribuidora italiana no sudoeste do estado. A reunião contou, também, com a participação de representantes de municípios vizinhos, como Portelândia e Santa Rita do Araguaia.

Representantes da empresa de abastecimento energético, no entanto, não compareceram. “Eles estiveram aqui antes de começar. Não sei o que aconteceu, se ficaram com medo da quantidade de pessoas e reclamações que iriam encontrar. Essa mudança de comportamento da empresa em relação à CPI muito nos preocupa”, observou o relator ao abrir os trabalhos da sessão. Algo semelhante aconteceu nos municípios de Ipameri e Cristalina, nas últimas semanas, assim como na última reunião ordinária, realizada no dia 28/11.

Na ocasião, o colegiado deveria colher o depoimento do Diretor de Relacionamento Institucional da Empresa, José Nunes, que deixou de comparecer ao encontro mediante liminar expedida pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Como justificativa, ele alegou não ser “obrigado a criar provas contra si mesmo”, além de evitar “passar por constrangimentos” durante a oitiva.

Trabalhos da sessão

Durante a audiência, estiveram reunidos o presidente da Câmara, Vinícius Vilela; o procurador geral do município, Celismar Ferreira Alves Borges, representando o prefeito Agenor Rodrigues de Rezende; e a vice-prefeita e secretária de Ação Social, Ivane Campos Mendonça.

Outros 13 vereadores estiveram presentes na sessão: Adão Oliveira Lima, Airam José Silvério Botelho, Bispo Claudio, Fábio de Sousa Santos, Fernando Costa Lima, Drª. Jeane Rezende Freitas, José Sávio Costa, Marcelo Rezende Vale, Dr. Márcio de Medeiros César, Marta Brandão Rezende, Sergislei Carrijo Silva, Dr. Sílvio Azarias e Renato do Tote.

Durante suas falas, o deputado Cairo Salim teceu críticas ao monopólio exercido pela Enel na distribuição dos serviços energéticos no estado e chamou atenção para o fato de que a empresa figura como a pior no ramo, de acordo com o último relatório divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Vinícius Vilela abriu os debates da noite reiterando ser esta a segunda audiência sobre o tema em 2019. “Agradecemos a presença da CPI aqui hoje. Que possamos ouvir o clamor da nossa cidade, frente ao descaso da empresa tanto na zona urbana quanto na rural. Ademais, são todos covardes porque vieram, viram o tanto de gente e correram, com medo do tamanho da demanda e da cobrança que os esperava pelos tantos prejuízos causados em nossa região”, lamentou.

Drª. Jeane Freitas complementou, destacando ônus acarretados ao progresso da região: “Temos aqui três grandes indústrias em funcionamento, três faculdades, duas delas que oferecem inclusive o curso de Medicina, e nossas zonas urbana e rural estão ficando constantemente às escuras. Estamos aqui nesta segunda audiência, mas nenhuma providência foi tomada, enquanto os prejuízos continuam aumentando. Essa empresa não pode ser inibidora do desenvolvimento do município, que hoje deixa de atrair empresas e gerar empregos, por causa dessa questão energética”.

Bispo Claudio, cobrou a melhoria dos serviços e, também, a responsabilização da empresa pelos danos causados à população goiana. Marcelo Vale, por sua vez, propôs que a Câmara de Mineiros ofereça uma moção de repúdio à distribuidora. “Vir aqui e sair sem participar é um tapa na cara de cada uma de nós, mineirenses”, comentou.

Produtores locais, comerciantes, representantes de indústrias e cidadãos também registraram suas denúncias e reclamações. O relator, Cairo Salim, orientou todos os presentes a registrarem boletins de ocorrência para as denúncias citadas, e, sempre que possível, junto à Delegacia de Proteção ao Consumidor, nos lugares em que houver.

Confira a cobertura completa da audiência no site da Assembleia Legislativa de Goiás.

Veja a galeria de fotos abaixo:

Fotos: Sérgio Rocha